Alunos ganham bolsa para intercâmbio na Alemanha

O ensino de outras línguas é um dos diferenciais do Colégio Poliedro de São José dos Campos, que oferece aos alunos a possibilidade de cursar até três idiomas: inglês, alemão e francês.

Para as aulas de alemão, o Poliedro conta o apoio e suporte do Goethe-Institut, em uma parceria que já dura oito anos e que proporciona inúmeros benefícios aos estudantes, entre eles a concessão de bolsas para que os mais dedicados façam um intercâmbio na Alemanha.

Desde o início da parceria, já foram concedidas 28 bolsas por meio do projeto PASCH, um programa que proporciona aos alunos a interação com jovens de outras nacionalidades e o desenvolvimento de competências interculturais.

Neste mês, quatro alunos foram contemplados com o benefício, que inclui o curso de imersão do Goethe-Institut, os gastos com passagens áreas, hospedagem, alimentação e, ainda, uma quantia que pode ser usada para outras atividades.

“Por meio desse projeto eles terão a oportunidade de encontrarem pessoas de diversas nacionalidades, e isso é muito rico. É um choque de realidade que abre a mente e traz muito conhecimento, em vários sentidos. É algo que vai muito além do aprendizado de uma nova língua”, afirmou Ieda Maria Duarte Pires da Costa, professora de Alemão do Colégio Poliedro.

Expectativa alta – Pouco antes da viagem, os alunos estavam muito ansiosos por conta da grande oportunidade. “Faço aulas desde o 6° ano e estou muito feliz por ter a oportunidade de viajar para conhecer outra cultura e melhorar meu alemão“, disse Mariana Vieira Schick, aluna do 9° ano do Ensino Fundamental.

“É uma forma de colocarmos em prática tudo que aprendemos aqui no Poliedro. É uma grande oportunidade de aprendizado, em vários sentidos“, afirmou Letícia Cardia Campos, da 2ª série do Ensino Médio.

“Estou muito feliz pela oportunidade e sei que isso abrirá muitas portas agora e no futuro“, destacou André Cícero do Amaral Kampel, da 1ª série do Ensino Médio.

Na Alemanha — Neste momento, os alunos do Poliedro e de outras escolas parceiras do Goethe-Institut estão participando de eventos e atividades em várias cidades, entre elas Berlim, Hanover, Frankfurt e Duderstadt.

Um de nossos alunos intercambistas, Leonardo Aldana Rocha, nos enviou um relato sobre o que está achando da experiência:

“Já faz 12 dias que estou aqui na cidade de Duderstadt, e estou convivendo diariamente com pessoas de diversas nações. Temos aulas na parte da manhã e outras atividades em grupo no período da tarde, e por isso meu vocabulário aumentou muito. As cidades que conheci são lindas, nunca imaginei que teria uma oportunidade como essa. Aprendo a cada dia mais sobre novas culturas, e a cada dia faço mais amigos do mundo todo. Está sendo a melhor viagem que já fiz.”

Leonardo e seus colegas retornarão ao Brasil no dia 30 de julho e, com certeza, terão boas histórias para contar.

Conhecimento, cultura e arte nas aulas de francês