Alunos do Colégio Poliedro têm destaque na OBA e na MOBFOG



Nesta semana, foi divulgado o resultado da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) 2017, que ocorre dentro da OBA. Os alunos do Colégio Poliedro de São Paulo, São José dos Campos (SP), Campinas (SP) e Rio de Janeiro confirmaram que aprenderam, de fato, os conteúdos relacionados à Física, Matemática e Geografia. Os estudantes levaram para casa 138 medalhas.

Do total de prêmios, 43 se referem à MOBFOG e 95 a OBA. As conquistas deste ano por parte do Poliedro aumentaram 27,8%, se comparadas ao resultado obtido em 2016.

Somente os alunos da unidade de São José dos Campos ganharam 16 medalhas de ouro, 68 de prata e 32 de bronze. “A OBA e a MOBFOG são olimpíadas muito importantes porque, além de incentivar os alunos a estudarem disciplinas como Física, Matemática e Geografia, despertam interesse dos jovens pela Ciência e Tecnologia ao abrir portas para o universo da Astronomia prática e teórica”, aponta Lucas Nyari, analista de suporte a olimpíadas do Colégio e Curso Poliedro.

Pedro Rodrigues Corrêa, de 17 anos, medalhista de ouro na OBA e prata na MOBFOG, conta que desde pequeno, uma de suas paixões é exatamente a Astronomia e Astrofísica, o que o faz pesquisar e ler sobre o tema. De acordo com ele, ao participar de olimpíadas científicas como essa, os alunos saem da rotina do conteúdo da sala de aula, o que os estimula a buscar outros tipos de informações. “O estudante, assim, amplia seus horizontes, algo que pode até influenciar na decisão de sua profissão”, completa.

Classificação – Os melhores colocados na OBA se classificam para as pré-seletivas da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2018. E os participantes dessa edição ainda vão concorrer a vagas na Jornada Espacial, onde recebem material didático e assistem a palestras de especialistas.

Confira quem são os alunos medalhistas de ouro do Poliedro de São José dos Campos:

OBA SJC:

Igor José dos Santos Camêlo
Cristiane Harue Miura
Laura Gambini Sola
Pedro Rodrigues Corrêa

MOBFOG SJC:

Fernando Rocha Ribeiro
Ishan Matheus de Campos Unni
Davi Nakamura Cardoso
Felipe Gualda Fartes
Gabriel Lazarini de Lima Ribeiro
Marcelo Buarque Antenuzzi
Vinícius Constantino Almeida
Alana Cristina Curvelo de Lucena
Beatriz Andrade Saito
Gabrielle Lima de Pinho
Maria Luísa de Freitas Pires
Sofia Mendez Vera Pinotti