A saúde que educa e forma cidadãos



No Colégio Poliedro São José dos Campos, temas relacionados à saúde
são pauta na rotina dos jovens

 

Saúde é um tema importante a se trabalhar com os jovens estudantes do Poliedro, pautados sempre pela informação que recebem dentro e fora da sala de aula. O Colégio Poliedro auxilia na formação de cidadãos responsáveis e autônomos e promove ações que exaltam assuntos relacionados ao tema por meio de exposições participativas.

Com o compromisso de oferecer uma formação completa aos seus alunos, o Colégio conduz esse processo de atividades e temas diversos em parceria com as famílias, principalmente na fase da adolescência, marcada por transformações emocionais, físicas e psicológicas.

Como exemplo dessa linha de pensamento, o Colégio Poliedro realiza dois eventos onde a saúde é o tema norteador das ações.

Papo Reto

 

Os alunos do Ensino Médio são os protagonistas desse projeto que recebe convidados especialistas nas áreas de saúde e de comportamento para o esclarecimento de dúvidas. De maneira participativa, o Papo Reto é realizado em formato de auditório e traz apresentações musicais, o que o transforma em um evento diferenciado. É o que confirma a aluna da 1ª série do Ensino Médio, Cecília Cândido: “Pela dinâmica do evento, a gente esclarece as dúvidas ao ouvir as perguntas dos colegas ou mesmo só com as exposições dos especialistas”, comenta ela.

A iniciativa estimula mais conhecimento, usando o lúdico para tratar de assuntos sobre a saúde, e é realizada anualmente nas unidades do Colégio em São José dos Campos e em São Paulo.

O psicólogo Rodrigo D’Onofrio participou da última edição em São José dos Campos e disse que o evento é uma oportunidade de aproximação com os alunos: “Ouvimos e podemos falar sobre as dúvidas e as questões envolvidas sobre um tema, o que é fundamental na nossa sociedade, que pouco escuta aos jovens”.

Vida Jovem

 

O projeto visa estreitar o processo de aprendizagem com as temáticas atuais, como a qualidade de vida e as saúdes mental e física. As ações apoiam essa fase em que os alunos estão e são realizadas por meio de peças teatrais e debates desenvolvidos e acompanhados por especialistas, que conscientizam os adolescentes sobre os assuntos abordados e os aproximam de suas famílias, reafirmando a abertura ao diálogo.

A relação de credibilidade entre a escola e o aluno é firmada não apenas dentro dos portões da escola, mas fora deles. Durante a ação, assuntos delicados são tratados de maneira mais dinâmica e que reforça a importância de abordar diferentes temáticas com os jovens.

O Vida Jovem é realizado uma vez por ano com os alunos do Ensino Fundamental II de São José dos Campos. Assim, o Colégio Poliedro mantém o compromisso com a formação intelectual e pessoal dos estudantes.