Alunos são campeões na Jornada de Foguetes 2017



 

Entre os dias 28 e 29 de outubro foi realizada a XIII Jornada de Foguetes, e, desta vez, o tão almejado troféu de campeão foi conquistado pela equipe do Colégio Poliedro, formada pelos alunos Alex Passos de Melo e Silva, Pedro Rodrigues Corrêa e Carlos Eduardo Brasil de Mendonça Rocha, além do professor de Ciências, Jarbas Noronha.

No ano passado, a equipe havia ficado em 2º lugar. Neste ano, foram premiados na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), se classificaram novamente para a Jornada de Foguetes e, com um projeto surpreendente para a base de lançamento, conseguiram a taça de campeão na competição realizada em Barra do Piraí-RJ.

A equipe também se destacou por ser a única a lançar com sucesso um foguete de dois estágios.

“A MOBFOG e a Jornada de Foguetes levam os alunos a aplicarem na prática conceitos avançados de Física e Matemática, como sistemas de massa variável e design aerodinâmico. Desde os primeiros anos do ensino fundamental já é possível participar e se maravilhar com esse universo das Olimpíadas Científicas”, comentou Lucas Nyari, analista de suporte do Poliedro, que ajuda os alunos na preparação e na participação em competições.

 

 

“Em um primeiro momento pode parecer fácil fazer um foguete com uma garrafa PET, mas, na verdade, é uma tarefa difícil que demanda muito tempo e dedicação. Nossa equipe trabalhou bastante durante o ano, e por isso nos sentimos recompensados com as medalhas de campeões”, afirmou Alex Passos de Melo e Silva, aluno da 3ª série do Ensino Médio – Turma ITA e um dos integrantes da equipe campeã.

“Colocar o que aprendemos em prática é algo muito satisfatório. Fazer um projeto com amigos e ver ele funcionar é uma experiência que levarei para a vida toda”, completou Alex.

A competição

A Jornada de Foguetes foi realizada em um hotel fazenda na cidade de Barra do Piraí-RJ. Estudantes de todo o Brasil apresentaram projetos de foguetes e bases de lançamento com o intuito de obter o maior alcance horizontal.

Durante os quatro dias de evento, os alunos assistiram a palestras com especialistas da área aeroespacial, incluindo o astronauta brasileiro Marcos Pontes, e participaram de workshops com colegas de todo o país.

 

 

Vale a pena participar

Participar de uma olimpíada científica traz diversos benefícios. Confira outros depoimentos da equipe campeã.

“ Durante os dias que ficamos no hotel fazenda, nos divertimos muito e aprendemos muito. Além do contato feito com pessoas de todas regiões do país, tivemos a oportunidade de assistir a várias palestras sobre diversas assuntos, extrapolando o tema foguetes ”, destacou Pedro Rodrigues Corrêa, aluno da 3ª série do Ensino Médio – Turma ITA.

“Participar de uma competição como essa traz muitos benefícios, principalmente quando vemos que conseguimos aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula na prática. Você quer aprender cada vez mais, pois é desafiador e divertido conseguir fazer um projeto como esse funcionar”, explicou Carlos Eduardo Brasil de Mendonça Rocha, aluno da 2ª série do Ensino Médio – Turma ITA.

 

 

Leia mais

Feira do Conhecimento 2017