Mostra de Projetos 2017

Autonomia, integração e a construção do conhecimento

No último sábado, 18, foi realizada mais uma Mostra de Projetos no Colégio Poliedro de São José dos Campos. Alunos, amigos e familiares participaram de um grande evento, onde foi possível conferir os resultados dos projetos realizados pelos alunos do Ensino Fundamental II ao longo do ano letivo.

Proporcionar o aprendizado por meio da elaboração de projetos é um dos grandes diferenciais do Colégio Poliedro. Todos os alunos são estimulados a participarem de trabalhos e a se envolverem em soluções para questões do cotidiano. Dessa forma, os conhecimentos adquiridos em sala de aula são colocados em prática no dia a dia.

No evento, foi possível observar um pouco do percurso das seguintes propostas no Ensino Fundamental II:

1. Eixo Sustentabilidade: AMBIENTE E ESPAÇO

Maquetes – Usinas Hidrelétrica e Térmica

Maquete – Aquecedor solar com material reciclável

Projeto Turismo Sustentável

O corpo humano: alimentação e energia

1. Eixo Sustentabilidade: CULTURA E SOCIEDADE – MEMÓRIA

Baú de Memórias

Malas de Memória

Trabalho sobre Direitos Humanos e Sustentabilidade

Baú de Memórias

1. Eixo EMPREENDEDORISMO SOCIAL

ECOPapelaria

Estufa e Horta Orgânica

1. Eixo MATEMÁTICA E QUÍMICA CONTEXTUALIZADA

Minilivro didático

Jogos didáticos

Catapulta

1. Eixo ARTE E CULTURA

Telas pintadas e instalação “Frida e eu”

Filosofando com Arte

Surrealismo

Linguagem plástica – “a escrita” feita com desenho

Dicionário de conceitos no campo da Filosofia e Educação para Cidadania

Xilogravuras

A Mostra também contemplou outros diversos projetos e trabalhos:

Alemão: Jogos e vídeos

Francês: receitas e sabores

Inglês: concurso Spelling Bee

Projeto Linhas do Vale

Teatro

O evento também contou com a exposição de parceiros, entre eles o Instituto de Estudos Avançados (IEAv), que levou ao colégio alguns experimentos que ajudam a compreender melhor a Física, como por exemplo o Giroscópio Humano. Outra exposição foi realizada pelo grupo Fazedeiras da Serra – Parceria e Sustentabilidade na zona rural de Monteiro Lobato, que levou produtos diversos cultivados sob a consciência de sustentabilidade e preservação.

Exposição Fazedeiras da Serra – Parceria e Sustentabilidade na zona rural de Monteiro Lobato

Exposição Instituto de Estudos Avançados (IEAv)

E, mais uma vez, o encerramento da Mostra de Projetos se deu após o tão aguardado Dominó, que neste ano contou com mais de 5 mil peças.

Dominó

Depoimentos

“O que considero mais importante é o protagonismo dos alunos na aprendizagem e na construção dos projetos em todas as etapas“, afirmou Everton Perugini, professor de Matemática, Geometria e Empreendedorismo do Ensino Fundamental II.

“Juntos com os alunos passamos por todas as etapas para abrir um negócio, desde a definição do que é ser um empreendedor até os planos e pesquisas que precisamos fazer antes de começar“, comentou Rosemeire Scudeler Cigagna de Godoy, professora de Matemática e Empreendedorismo do Ensino Fundamental II. “A escolha da Ecopapelaria também vai de encontro com a questão da sustentabilidade, o que torna o trabalho ainda mais relevante. E a ideia é que este seja um projeto permanente“, concluiu Rosemeire.

“Dividimos os alunos em grupos e trabalhamos em um projeto de empreendedorismo social. Cada grupo precisou pensar em um problema do mundo e nas soluções para esse problema. Selecionamos as melhores ideias e hoje temos até a produção e vendas de produtos feitos pelos alunos para ajudar instituições da cidade“, explicou Andre Andere, professor de Matemática e Álgebra do 7º ano do Ensino Fundamental II.

“Aprendi muitas coisas ao participar desse projeto. Aprendi que é possível reaproveitar as coisas de várias formas, sem gastar muito para fazer novas coisas, e que não precisamos jogar tudo fora. Os blocos de papel reciclados são um exemplo, pois isso ajuda a preservar o meio ambiente, além de ser uma forma de economizar“, comentou Giovana Figueira Trotta, aluna do 6º ano. “Aprendemos também o jeito adequado de abrir uma empresa e de trabalhar em equipe”, concluiu Giovana.

“Está sendo ótimo apresentar nosso projeto na Mostra. Conseguimos conscientizar várias pessoas sobre a questão de preservação da natureza ao nosso redor. Nosso trabalho também fala sobre a degradação do ribeirão Vidoca, em São José dos Campos, e sobre a possibilidade de recuperação e turismo sustentável na região“, explicou Pedro Salibe Massari, aluno do 7º ano.

Clique aqui e confira o álbum completo da Mostra de Projetos 2017 .