Alunos e professores criam projeto para revitalizar ribeirão Vidoca

Iniciativa busca promover o aprendizado por meio da recuperação e preservação ambiental

Com o objetivo de conhecer melhor as características e a situação ambiental de áreas localizadas no entorno da escola, alunos e professores do Colégio Poliedro, em São José dos Campos, criaram o projeto Viva Vidoca. O nome do projeto tem como referência a bacia do ribeirão Vidoca, localizado em frente ao colégio.

Entre as atividades realizadas até o momento está o plantio de mudas, que visa o reflorestamento e a recuperação do entorno do ribeirão. O Diretor Ambiental de Sustentabilidade da Prefeitura de São José dos Campos, Ronaldo Gonçalves Madureira, também participa dessa fase do projeto.

O Projeto Viva Vidoca tem como principais objetivos:

• Compreender as características hidrográficas e conhecer a flora e a fauna originais da área ocupada pela bacia do ribeirão Vidoca;
  • Construir um olhar sobre a necessidade de desenvolver economicamente as regiões por caminhos que respeitem a preservação ambiental, visando a melhora da qualidade de vida da população;
  • Avaliar como o desmatamento e a poluição afetaram o ecossistema onde o Ribeirão Vidoca está inserido;
  • Possibilitar experiências de trabalho coletivo, valorizando habilidades individuais;
  • Colocar em prática uma proposta de recuperação das margens e do Ribeirão Vidoca, e desenvolver atividades para um turismo sustentável e melhora na qualidade de vida da população que mora, estuda ou trabalha nas proximidades.

Equipe

Participam do projeto as alunas (7º ano) Mariana Mie Nakamura, Maria Rita Resende Aquino, Sabrina Melo de Toledo e Bruna Diniz Dias Fonseca; as professoras Denilce Gonsales Castanheira (Geografia) e Gisele Yngrid Gerhard Hupp (Ciências); o auxiliar de laboratório Samuel Fernandes Soares e o coordenador do Ensino Fundamental II, Carlos Eduardo Lambert.

Clique aqui e confira mais fotos.