Tecnologia e Sustentabilidade

Alunos do Colégio Poliedro participarão do maior evento de tecnologia e sustentabilidade do Brasil

Como parte das ações realizadas e inspiradas pelo Movimento Greenk, será realizado na cidade de São Paulo, entre os dias 25 e 27 de Maio, o Greenk Tech Show 2018, considerado o maior evento de tecnologia e sustentabilidade do País.

O Movimento Greenk surge com a missão de conscientizar as pessoas sobre o descarte correto do lixo eletrônico, também conhecido como e-lixo ou REEE – Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos. O nome “Greenk” é a junção das palavras “geek” (apaixonado por tecnologia, games, séries e novidades da cultura pop) e “green” (verde, meio ambiente).

Neste ano, mais de 70 escolas do Estado de São Paulo estão participando de ações propostas pela organização do evento, entre elas uma competição para que as escolas recebam lixo eletrônico a fim de garantir o correto descarte.

O Colégio Poliedro também participa da primeira competição intercolegial promovida pelo projeto, que inclui, além da arrecadação de e-lixo, competições em e-sports (LOL e Just Dance) e a apresentação de um projeto de tecnologia desenvolvido pelos estudantes.

“Esta é uma ótima oportunidade para começarmos uma campanha permanente para a conscientização da comunidade escolar sobre o assunto. Estamos engajados neste projeto”, afirmou Ricardo Torres de Souza, Consultor de Tecnologia Educacional do Colégio Poliedro.

A importância de reciclar

O descarte incorreto de lixo eletrônico é um problema que ocorre em vários países, e, nesse cenário, o Brasil vai mal. Somos o segundo maior produtor de e-lixo das Américas e o sétimo maior do mundo, com mais de 1,5 mil tonelada/ano. Produzimos muito, e reciclamos pouco: apenas 3%.

Fonte: ONU / The Global E-waste Monitor 2017

Esses resíduos possuem uma série de componentes químicos e substâncias altamente poluentes. Se descartados de forma incorreta, podem contaminar os terrenos e as águas, causando sérios riscos ao meio ambiente e à nossa saúde.

Para saber mais sobre o assunto, acesse o site greenk.com.br/missao-ambiental/

Destaque

O Poliedro tem se destacado em todas as modalidades propostas. Na arrecadação de lixo eletrônico, o colégio está ocupando a 7ª posição no ranking por ter somado quase 1,8 mil kg até o momento. Nos e-sports, estamos na segunda etapa eliminatória com quatro equipes de Just Dance e uma equipe de LOL – que conquistou a única vaga existente na competição regional realizada no dia 06 de Maio em São José dos Campos. Estamos também entre os 15 projetos de tecnologia selecionados pela organização do evento.

Greenk Tech Show 2018

O evento será realizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista, e reunirá grandes nomes do Youtube, palestras com representantes de startups, showsmates, drone zone, campeonato de games, concurso de cosplay, entre outras atividades.

Saiba mais em greenk.com.br/greenk-tech-show-2018/