Mostra de Projetos 2016

No dia 19/11 (sábado), mais um grande evento foi realizado no Colégio Poliedro: a Mostra de Projetos 2016.

Mais do que um grande evento, a Mostra é um dos momentos mais importantes para a escola. Alunos, pais e toda a comunidade escolar puderam prestigiar os projetos desenvolvidos ao longo do ano pelos alunos do Ensino Fundamental II.

Trabalhos de todas as disciplinas foram apresentados pelos alunos e professores durante quatro horas de exposição e interação. A diversidade e a interdisciplinaridade foram marcas do evento, que mais uma vez chamou a atenção pela maturidade com que os alunos desenvolveram seus trabalhos.

Aprendizagem por projetos – Os alunos do Ensino Fundamental II do Colégio Poliedro desenvolvem habilidades e aumentam o conhecimento por meio de um trabalho de educação integral desenvolvido pelos coordenadores, professores e orientadores e que vai além das aulas tradicionais, avaliações e provas. Todos os alunos são estimulados a participarem de projetos e a se envolverem em soluções para questões do cotidiano. Dessa forma, os conhecimentos adquiridos em sala de aula são colocados em prática no dia a dia.

“O projeto que apresentei na Mostra foi importante para abrir minha visão sobre o mundo e sobre os diferentes tipos de identidades. Aprendi que ao observar a forma como a identidade de uma pessoa foi construída podemos entender melhor o comportamento dessa pessoa, assim como suas decisões”, comentou Mayara Johanna Spier, aluna do 8° ano que participou do projeto “Identidades”, realizado durante as aulas de História e Geografia.

“Para nós é importante que nossos pais e pessoas de fora da escola vejam os projetos que desenvolvemos durante o ano, pois a troca de informações ajuda muito. Percebemos melhor a importância do nosso projeto quando apresentamos para as pessoas que visitam a Mostra”, concluiu Mayara.

Motivação – Muitos trabalhos são realizados para motivar a busca do conhecimento dentro e fora da sala de aula. Entre os diversos exemplos, as apresentações que foram feitas na sala de Inglês. “As atividades realizadas hoje estão dentro do projeto que nomeamos como English Joy – Enjoy it!. A ideia foi fazer com que os alunos se sentissem confortáveis para visitar esta sala, para se expressarem em inglês através da música, de jogos e outras atividades“, explicou Jaqueline Miranda, professora de Inglês no Ensino Fundamental II.

“Tivemos também a apresentação de diversos trabalhos, alguns feitos em vídeos. Tivemos, por exemplo, uma apresentação sobre a cultura australiana com o objetivo de trazer um pouco da cultura de outros países. Tudo isso motiva o aprendizado“, afirmou Bruna Carbeline, que também é professora de Inglês no Ensino Fundamental II.

Um dos projetos que mais chamou a atenção na Mostra foi a “Oficina de Cubesats: Princípios de eletrônica”, atividade na qual os alunos do módulo de robótica e os pais tiveram a oportunidade de conhecer satélites miniaturizados e aprender sobre a montagem de sensores e eletrônica embarcada. A oficina foi promovida pelos alunos e professores do curso de pós-graduação em engenharia espacial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).