Evento socioeducativo reúne pais e alunos do Colégio Poliedro em projeto para beneficiar crianças carentes

Educação, cidadania e solidariedade

O evento Mutirão de Natal aconteceu no dia 28 de novembro, no Colégio Poliedro de São José dos Campos, e reuniu pais e alunos do Ensino Fundamental II para construir, juntos, brinquedos articulados de madeira para presentear crianças carentes do município de Monteiro Lobato. Alguns alunos do Ensino Médio também participaram.

O Mutirão de Natal nasceu há três anos com o propósito de desenvolver habilidades socioemocionais e reforçar os conceitos sobre cidadania e participação trabalhados em sala de aula.

Desde o ano passado, o evento é realizado em parceria com o Lions Clube de São José dos Campos, que, por meio do projeto Lions Quest, busca aproximar estudantes e suas famílias dentro do ambiente escolar, objetivo compartilhado pelo Colégio Poliedro.

“As gerações antigas brincavam na rua, na casa de amigos e primos, tinham mais tempo para interagir socialmente; já a atual geração, com a evolução da tecnologia e com a mudança provocada pelas redes sociais, perdeu essa característica e passou a enfrentar dificuldades de relacionamento interpessoal”, comentou Carlos Eduardo Lambert (Kadu), coordenador do Ensino Fundamental II do Colégio Poliedro de São José dos Campos.

Segundo Kadu, hoje, a convivência social acontece dentro da escola e, por isso, o corpo acadêmico entendeu que precisava oferecer um programa para desenvolver as habilidades de relacionamento nos alunos.

“O Colégio Poliedro sempre foi uma escola muito preocupada com a excelência acadêmica, do ‘formar bem’.  Do ponto de vista do mercado de trabalho, o perfil do profissional mudou muito, o estilo “fordista” ou “taylorista”, de indivíduos que trabalhavam isoladamente em uma função específica, não existe mais, e hoje o mercado exige que as pessoas tenham habilidades interpessoais, facilidade de se relacionar bem, flexibilidade e capacidade de desenvolver projetos em equipe, que tenham pró-atividade, iniciativa, entre outras qualidades”, explicou Kadu. “Entretanto, não existe esse ser humano, esse profissional, sem a consciência de responsabilidade social participativa, sem o senso de solidariedade e a capacidade de enxergar as dificuldades que a humanidade enfrenta atualmente”, completou o coordenador.

Além da parte acadêmica, que é o papel fundamental, o Poliedro construiu um currículo educacional global, mais completo, que também se preocupa com a formação social, ética e cultural, para formar um cidadão completo.

Dentro desse contexto, o projeto Mutirão de Natal, criado inicialmente como projeto pessoal pelo professor de física do Colégio Poliedro Jarbas Luiz de Noronha Filho, e posteriormente, incorporado ao calendário oficial do Poliedro, é uma ação sócio educacional entre a escola e a família, na qual os alunos trazem seus pais para participar e construir juntos, artesanalmente, brinquedos para presentear crianças carentes no período de Natal, incentivando a consciência social, a solidariedade e a cidadania, além de proporcionar momentos especiais entre pais e filhos em um espaço colaborativo.

“Não adianta termos gênios que ficam isolados em suas próprias vidas e não compartilham seu conhecimento, não contribuindo para a sociedade, por mais que sua mente seja brilhante. Precisamos formar cidadãos com alta capacidade intelectual e ética, capazes de realizar grandes mudanças nas diversas áreas da sociedade”, concluiu o coordenador Kadu.

Espaço Maker

O Mutirão de Natal também contribui com outros conceitos trabalhados pelo Colégio Poliedro, como o já conhecido movimento maker, proposta que busca mostrar aos alunos a aplicação do conhecimento na prática e nas atividades do cotidiano.

Essa forma de aprender aumenta a participação e engajamento dos estudantes ao proporcionar uma experiência produtiva e divertida, que estimula o trabalho em equipe e gera mudanças positivas na forma de se relacionar e resolver problemas em conjunto com outros alunos.

Confira o álbum de fotos do Mutirão de Natal 2018.