Notícias

Unicamp abre vagas para premiados em Olimpíadas Científicas



Universidade abriu inscrições para preencher 90 vagas com estudantes do Ensino Médio premiados em olimpíadas

 

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abriu, no dia 21 de novembro, as inscrições para a oferta de 90 vagas em cursos de graduação da universidade destinadas aos estudantes do Ensino Médio premiados em olimpíadas ou outras competições de conhecimentos realizadas nos anos de 2017 e 2018. As inscrições serão feitas por meio do Formulário Eletrônico na página da Comvest até às 17 horas do dia 10 de janeiro de 2019.

Essa é mais uma boa notícia para os alunos do Colégio Poliedro, escola que já é referência em olimpíadas e conta com uma equipe de analistas e professores que dão suporte e treinamento para os estudantes que querem participar das competições.

Para se ter uma ideia da evolução do Poliedro nas Olimpíadas Científicas, somente em 2018 os alunos do Ensino Médio e Ensino Fundamental conquistaram, até o momento, um total de 555 medalhas, resultado 40% maior em relação ao ano anterior. E as conquistas foram realizadas em diversas áreas do conhecimento, tanto em provas teóricas quanto práticas, com destaque para as competições de Matemática, Física, Química, Robótica e História do Brasil.

“A possibilidade de ingresso em um curso superior por meio de Olimpíadas Científicas é uma inovação da Unicamp que foi muito bem vista por toda a comunidade acadêmica. Provavelmente, outras faculdades farão o mesmo nos próximos anos”, comentou Lucas Nyari, coordenador de Inteligência Educacional do Poliedro, que ajuda os alunos na preparação e na participação em olimpíadas.

“Como é um projeto novo, acredito que algumas melhorias ainda serão implementadas, como por exemplo a inclusão de cursos da área de Humanas, visto que algumas competições como a ONHB (História) e a OBL (Linguística) não foram, ainda, incluídas na seleção da Unicamp. Mas acredito que em breve todos os cursos devam contar com essa possibilidade”, concluiu Lucas.

Para esta nova forma de ingresso na Unicamp, cada candidato poderá se inscrever em até dois cursos de graduação (em 1ª e 2ª opção). Em cada curso, os candidatos serão convocados por ordem decrescente da pontuação obtida na olimpíada ou competição de conhecimento. Havendo vagas não preenchidas, serão convocados por ordem decrescente os candidatos que optaram pelo curso como 2ª opção. O candidato poderá utilizar a pontuação de uma única olimpíada ou competição de conhecimento para cada uma das opções.

“Por isso é importante os alunos se prepararem para essas competições. Neste momento, a preparação para competições nas áreas de Robótica e Matemática podem facilitar o ingresso na universidade, já que são as com maior possibilidade de premiação e que possuem uma pontuação alta na lista de cursos da Unicamp que aceitam os resultados”, explicou o coordenador Lucas.

Confira nos quadros abaixo quais são as olimpíadas que serão aceitas, a pontuação necessária em cada uma delas e a quantidade de vagas oferecidas por curso.

 

Quadro de Olimpíadas 2019

 

Pontuação

 

Vagas por curso

 

Saiba mais sobre as premiações dos alunos do Colégio Poliedro.

Veja mais informações sobre as vagas no site da Unicamp.