Notícias

Saúde, qualidade de vida e melhora no desempenho acadêmico: Muay Thai, a arte marcial milenar que conquista novos praticantes a cada dia.



Por Stevão Pacheco,

Conciliar estudos com atividades físicas é muito importante porque proporciona resultados bastante positivos, tanto para a saúde quanto para o desempenho acadêmico, melhorando o poder de concentração, o humor e também a disposição física e psicológica.

Um dos esportes que estão em destaque atualmente é o Muay Thai, uma arte marcial tailandesa regida pelo Conselho Mundial de Muay Thai (WMC).

A atividade atrai novos praticantes a cada dia nas academias do Brasil, por ser divertida e com treinos dinâmicos que mudam constantemente; e também por proporcionar alta queima calórica, constituindo-se em uma prática ideal para quem quer ser saudável e ter um corpo em forma, em pouco tempo.

“O Muay Thai está se tornando uma das atividades físicas mais procuradas por sua grande variedade de exercícios. A maioria das pessoas quer sair da rotina e fazer algo que seja prazeroso e intenso ao mesmo tempo. Qualquer um pode praticar, mas alguns acham que já terão de lutar desde o início; não é bem assim, isso vem com o tempo e só acontece se a pessoa quiser, após anos de treinamento”, comenta Jefferson Erbas, treinador e fundador da Equipe AMT – Alliance Muay Thai, de São José dos Campos (SP).

Assista a esse vídeo com o treinador Jefferson Erbas, que conta como é o dia-a-dia de um atleta:

Para praticar o esporte e preservar a própria integridade física e a do parceiro, são necessários equipamentos de segurança, como bandagem nas mãos, luvas, protetor bucal, caneleira, coquilha (para proteger a virilha e os órgãos genitais) e protetor de cabeça, mais usado em campeonatos.

A origem

O Boxe Tailandês ou Thai Boxing, como é conhecido em outros países, é uma arte marcial asiática com mais de 2 mil anos de existência e sua história se mistura à das tribos que deram origem ao povo tailandês.

A primeira aparição teve lugar na província de Yunnan, às margens do rio Yang-Tsé, na China central. As tribos locais praticavam o Muay Boran, uma forma primitiva da luta, utilizada pelos guerreiros locais como forma de defesa contra as constantes invasões que sofriam, e ainda é usada até hoje.

Atualmente, o Muay Thai é reconhecido como o esporte nacional da Tailândia, o mais popular do país, que já faz parte da cultura e é praticado até por crianças.

Também chamado de “arte das oito armas”, o Muay Thai combina o uso de punhos, “canelas e pés”, joelhos e cotovelos , para os golpes básicos: jab, direto, cruzado, upper, joelhada, cotovelada, chute, glinch, entre outros. Além de proporcionar um bom preparo físico, é uma poderosa luta de contato, excelente para defesa pessoal.

Dicas e benefícios do Muay Thai

O resultado dessa experiência na vida pessoal e profissional a longo prazo é impressionante. Um indivíduo que não tem autoconfiança passa a ser superconfiante; alguém que não tem paciência passa a estar no controle e consegue ter sangue-frio para enfrentar situações complexas; uma pessoa que tem pouca autoestima, passa a apresentar melhora considerável e a se sentir bem consigo e com o próprio corpo.

O vínculo com os colegas de treino, os momentos de descontração e a diversão proporcionada pela luta, além da liberação de endorfina no organismo, são fatores que ajudam os praticantes a se sentirem bem, fazendo do Muay Thai um instrumento considerável contra doenças psicológicas.

Somando tudo isso a um estilo de vida saudável: sem bebida alcoólica, com sono regrado e reeducação alimentar, o resultado, sem dúvidas, será uma mudança positiva na qualidade de vida do praticante, além de conquistar uma boa forma física e ter uma melhora considerável na saúde, com a prevenção de doenças físicas e psicológicas.