NotŪcias

Poliedro registra o melhor resultado de sua série histórica em Olimpíadas Científicas

Alunos do Col√©gio e Curso Poliedro conquistaram 600 premia√ß√Ķes; quadro de medalhas teve crescimento de 51,1% em rela√ß√£o ao ano anterior

Olimpíadas Científicas

Thiago Costa, coordenador da equipe de Olimpíadas Científicas do Poliedro, e alunos medalhistas na OBMEP

O Poliedro concluiu a an√°lise sobre os resultados finais obtidos nas Olimp√≠adas Cient√≠ficas de 2018. Mais uma vez, um grande resultado foi registrado: os alunos das unidades sedes (Col√©gio e Curso) de Campinas, S√£o Jos√© dos Campos e S√£o Paulo conquistaram um total de 600 premia√ß√Ķes em 26 competi√ß√Ķes (estaduais, nacionais e internacionais). O resultado √© o melhor de sua s√©rie hist√≥rica e representa um crescimento de 51,1 % em rela√ß√£o ao ano anterior.

Gráfico de evolução dos resultados

‚ÄúSomos refer√™ncia no Vale do Para√≠ba e j√° estamos entre as tr√™s escolas mais premiadas do Estado de S√£o Paulo no ranking geral com todas as competi√ß√Ķes. Nosso resultado cresce a cada ano e sabemos que aumentar√° ainda mais em fun√ß√£o do desempenho dos alunos e do engajamento de todos os colaboradores do Poliedro‚ÄĚ, destaca Lucas Nyari, coordenador de Intelig√™ncia Educacional do Sistema Poliedro.

O Col√©gio Poliedro tamb√©m foi sede regional em S√£o Jos√© dos Campos para diversas competi√ß√Ķes, entre elas a Olimp√≠ada Brasileira de Biologia (OBB), a Olimp√≠ada Brasileira de F√≠sica (OBF), a Olimp√≠ada Brasileira de Lingu√≠stica (OBL), a Olimp√≠ada Nacional de Ci√™ncias (ONC) e a Olimp√≠ada Brasileira de Matem√°tica das Escolas P√ļblicas (OBMEP). A unidade do Col√©gio Poliedro em Campinas sediou, pela primeira vez, a OBB e a OBF.

Premia√ß√Ķes e destaques

As 600 premia√ß√Ķes foram obtidas por estudantes do Ensino Fundamental ‚Äď Anos Finais, Ensino M√©dio e Pr√©-vestibular. Os alunos conquistaram 122 medalhas de Ouro, 128 de Prata, 183 de Bronze e 167 Men√ß√Ķes Honrosas.
Olimpíadas Científicas

Quadro de medalhas 2018 (Colégio e Curso Poliedro)

O aluno Bruno Sussel Mendes Cunha Bastos, da 2ª série do Ensino Médio, obteve grande destaque no ano de 2018. Ele foi o mais premiado, pelo terceiro ano consecutivo, entre todos os alunos do Poliedro.

Somente no ano passado, Bruno ganhou 11 medalhas (sendo cinco de Ouro) e foi classificado para as seletivas internacionais de F√≠sica em 2020. At√© hoje ele j√° acumulou 27 pr√™mios. ‚ÄúAcredito que para os estudantes que desejam conquistas ol√≠mpicas, √© necess√°rio, claro, de bastante estudo, mas tamb√©m de persist√™ncia. √Äs vezes, voc√™ n√£o consegue nem passar da primeira fase em um ano, mas no pr√≥ximo consegue um desempenho excelente‚ÄĚ, relata o estudante.

Quem tamb√©m se destacou foi o estudante Davi Moura Micoski, aluno do 9¬ļ ano que conquistou a medalha de Bronze em uma competi√ß√£o internacional, a Olimp√≠ada Matem√°tica Rioplatense (OMR).

Além dos resultados acima, foram destaques para o Poliedro, em 2018: a conquista de seis medalhas de Ouro e a quebra do recorde nacional de alcance na Jornada de Foguetes pela equipe de alunos do Colégio Poliedro São Paulo; Três medalhas de Ouro na Olimpíada Brasileira de Física (OBF); Quatro medalhas de Ouro na Olimpíada Paulista de Física (OPF) e seis medalhas de Ouro na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB).

Participação e benefícios

Olimpíadas Científicas

Alunos do Poliedro participantes da Olimpíada Paulista de Física (OPF) 2018, em fase realizada em Santo André-SP

As olimpíadas científicas, independentemente da área, abrem um universo de oportunidades aos estudantes.

Ao participar de olimp√≠adas, os competidores fazem muito mais do que simplesmente testar o que foi aprendido em sala de aula, desafiar outros estudantes e conquistar medalhas e premia√ß√Ķes. As competi√ß√Ķes s√£o um incentivo ao aprendizado e √† descoberta de novos campos da ci√™ncia e da tecnologia, podendo influenciar, inclusive, a escolha profissional de cada estudante.

‚ÄúAs competi√ß√Ķes cient√≠ficas s√£o fundamentais para o desenvolvimento de diversas habilidades entre os alunos, possibilitando ainda que eles apresentem um crescimento pessoal e acad√™mico significativo‚ÄĚ, afirma Thiago Costa, coordenador da equipe de Olimp√≠adas Cient√≠ficas e da Turma ITA do Curso Poliedro.

Apoio e suporte no Poliedro

Olimpíadas Científicas

Alunos do Ensino Fundamental do Colégio Poliedro participam de aula de Ciências com lançamento de foguetes feitos com garrafa pet, semelhantes aos utilizados durante a Mobfog (Mostra Brasileira de Foguetes)

O Poliedro possui uma equipe dedicada exclusivamente √† organiza√ß√£o das Olimp√≠adas Cient√≠ficas que trabalha na divulga√ß√£o, inscri√ß√£o, treinamentos, aplica√ß√£o de provas, transporte e acompanhamento para competi√ß√Ķes externas. H√° tamb√©m palestras logo no in√≠cio do ano, para pais e alunos, nas quais s√£o explicadas o que s√£o as competi√ß√Ķes e quais os benef√≠cios para quem participa.

Ao final de todos os anos √© realizada uma cerim√īnia de premia√ß√£o no evento ‚ÄúDestaque Poliedro‚ÄĚ, que conta com a presen√ßa dos alunos premiados e seus familiares.

Olimpíadas Científicas

Professora e aluna medalhista do Col√©gio Poliedro em foto registrada durante o evento ‚ÄúDestaque Poliedro‚ÄĚ

Olimpíadas Científicas

Aluno medalhista e familiares em foto registrada durante o evento ‚ÄúDestaque Poliedro‚ÄĚ