Colégio Poliedro é destaque na Olimpíada Nacional em História do Brasil

Escola foi para a final da ONHB com sete equipes e conquistou três medalhas

Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) é uma das principais competições de conhecimento do País, organizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e reconhecida como uma proposta inovadora de estudo consistente de História.

A edição de 2019 teve 73 mil inscritos desde a fase inicial. As equipes passaram por seis etapas on-line com duração de uma semana cada. A final contou com a realização de uma prova dissertativa no dia 17 de agosto, na qual foi apresentado um conjunto de documentos com manchetes de jornais dos últimos do Brasil e solicitado aos competidores a elaboração de um texto com os temas: violência, exclusão e banalidade do mal.

As escolas do Estado de São Paulo, juntas, conquistaram 12 medalhas – três foram conquistadas pelo Colégio Poliedro, que foi para a final da competição com sete equipes e levou uma medalha de Prata e duas de Bronze.

Confira abaixo os nomes dos alunos premiados:

Equipe Arraia-Miúda (Medalha de Bronze)

Larissa Caroline da Silva

Bianca Gomes Filipe do Nascimento Correia

Gabrielle Victória Silva

Olimpíada Nacional em História do Brasil

Equipe Abaixo ao Cálice (Medalha de Bronze)

Maria Luísa de Paiva Fraga Silva Simões

Rogério Camilo

Nina de Freitas Smaira

Olimpíada Nacional em História do Brasil

Equipe Nachthexen 1942 (Medalha de Prata)

Maria Eduarda Resende Marson

Giovanna Miki Morita

Maria Eduarda dos Santos Silva

Como funciona a Olimpíada de História

A ONHB é um projeto realizado pelo Departamento de História da Unicamp. É composta por seis fases de provas realizadas de forma online, com duração de uma semana cada. As questões de múltipla escolha e realização de tarefas são respondidas pelos participantes por meio de debate, pesquisa em livros, internet e orientação do professor. O método, totalmente inovador, tem como principal objetivo incentivar o desenvolvimento da análise crítica e discussões sobre os mais variados assuntos, por meio de pesquisa e análise de textos, imagens e mapas. Dessa forma, a ONHB consolida-se como uma importante ferramenta de aprendizado do ensino de História. Tem apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp.

Um universo de oportunidades

As Olimpíadas Científicas abrem um universo de oportunidades aos estudantes.

Ao participar, os competidores fazem muito mais do que simplesmente testar o que foi aprendido em sala de aula e abrem um leque de novas oportunidades. As competições estudantis são um incentivo ao aprendizado e à descoberta de novos campos da ciência e da tecnologia, podendo influenciar, inclusive, a escolha profissional de cada estudante.

Devido a esses e outros fatores, o Colégio Poliedro incentiva e prepara seus alunos para que eles possam participar das Olimpíadas.

Confira abaixo outras fotos registradas pelos alunos finalistas:

Colégio Poliedro ONHB

Poliedro registra o melhor resultado de sua série histórica em Olimpíadas Científicas