Artigo
Como ajudar o seu filho na transição para o Ensino Fundamental Anos Iniciais
Publicado em 24 de agosto de 2022Atualizado em 02 de outubro de 2023.
Índice:
Como funciona o Ensino Fundamental — Anos Iniciais?
Quando a criança deve começar o Ensino Fundamental Anos Iniciais?
O que as crianças aprendem nessa etapa escolar?
Quais as principais diferenças entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental — Anos Iniciais?
4 dicas para auxiliar as crianças na transição para o Ensino Fundamental — Anos Iniciais
1. Escolha uma boa escola
2. Converse com a criança
3. Conheça a escola
4. Demonstre seu apoio
Agende a sua visita e conheça o Ensino Fundamental — Anos Iniciais do Poliedro
As mudanças fazem parte da vida e exigem de nós, na maioria das vezes, a capacidade de nos adaptarmos a realidades diversas. No Ensino Fundamental — Anos Iniciais não é diferente.
A resposta aos novos desafios provenientes de uma etapa desconhecida pode ser marcada por sentimentos de incertezas. No entanto, essa costuma ser uma sensação passageira, que tende a ser minimizada à medida que nos acostumamos às novas situações e compreendemos o lugar em que estamos.
Durante a vida escolar, as crianças e os adolescentes aprendem desde cedo a conviverem com mudanças de rotina e novos ciclos de aprendizagem, pois a educação formal é cíclica, marcada pela passagem de etapas de ensino.
A primeira grande transição vivenciada na escola acontece entre o Ensino Infantil e o Ensino Fundamental Anos Iniciais, período em que as dinâmicas de ensino mudam substancialmente. Nesse momento, o apoio da família é extremamente importante para atenuar possíveis dificuldades que possam surgir no período de adaptação entre uma série e outra.
Quer saber como apoiar e orientar seu filho nesse momento de transição? O Poliedro Colégio preparou um texto com algumas dicas para tornar o ingresso dos estudantes no Ensino Fundamental Anos Iniciais mais leve e proveitoso!
Como funciona o Ensino Fundamental Anos Iniciais?
O Ensino Fundamental é a etapa mais longa da formação básica. Com duração de 9 anos, esse período é subdividido em dois ciclos: Ensino Fundamental — Anos Iniciais, do 1º ao 5º ano; e Ensino Fundamental — Anos Finais, do 6º ao 9º ano.
Quando a criança deve começar o Ensino Fundamental Anos Iniciais?
Conforme as diretrizes básicas que regem a educação nacional, as crianças devem ser matriculadas no 1º ano, obrigatoriamente, a partir dos 6 anos.
O que as crianças aprendem nessa etapa escolar?
No início do Ensino Fundamental Anos Iniciais, sobretudo nos primeiros dois anos, as crianças serão inseridas, de forma lúdica e articulada às experiências e conhecimentos já adquiridos na Educação Infantil, ao mundo do letramento e da matemática. Ou seja, nesse momento, o objetivo é desenvolver as habilidades de leitura, de escrita, de reconhecimento dos números e de realização de operações matemáticas básicas.
Nesse período, as crianças serão incentivadas a desenvolverem as suas habilidades cognitivas e socioemocionais de forma sistemática e progressiva, consoante também às mudanças vivenciadas em cada fase da infância.
Dessa forma, todos os conteúdos presentes no currículo previsto para esta etapa são orientados para garantir a formação integral do estudante e ampliar o seu conhecimento acerca de si e do mundo em que vive.
O currículo dos Anos Iniciais é composto por 7 (sete) componentes curriculares: Língua Portuguesa; Matemática; Arte; Educação Física; Ciências; Geografia e História. Todos eles são trabalhados de forma integrada e interdisciplinar. Por norma, esses componentes, à exceção de Educação Física, são ministrados por apenas 1(um) professor regente.
Leia também:
+ Ensino Fundamental — o que se aprende nessa etapa?
Quais as principais diferenças entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental Anos Iniciais?
A diferença substancial entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental Anos Iniciais reside nos objetivos e na organização dessas duas etapas de ensino.
Na primeira, Educação Infantil, o objetivo é orientar o desenvolvimento socioemocional, motor e cognitivo através do primeiro contato com outras crianças, com o espaço escolar, com as múltiplas formas de linguagem e novos conhecimentos. Nessa etapa, o ensino é embasado em “campos de experiência” que permitem que as crianças aprendam, dentre outras coisas, a:
- Interagir com outras crianças, adultos e familiares;
- Explorar conscientemente o próprio corpo por meio dos sentidos, gestos e movimentos;
- Vivenciar novas formas de expressão a partir de diferentes linguagens artísticas e científicas;
- Desenvolver a linguagem por meio da fala e da escuta;
- Conhecer os espaços e as particularidades de fenômenos, como o amanhecer e o anoitecer.
Já no Ensino Fundamental — Anos Iniciais, esses conhecimentos e habilidades são ampliados, por meio da inserção de componentes curriculares específicos.
Leia também:
+ Ensino Fundamental — três desafios comuns nessa fase
4 dicas para auxiliar as crianças na transição para o Ensino Fundamental — Anos Iniciais
Além dos desafios próprios da idade, a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental Anos Iniciais pode ser difícil inicialmente. Isso acontece porque a criança, ao ingressar em uma nova etapa de ensino, precisará se adaptar a uma organização diferente daquela a que estava habituada.
Essa passagem não só promove mudanças na rotina, mas também aumenta as responsabilidades da criança. No entanto, há formas de minimizar os impactos dessa transição. Para isso, observe algumas das nossas sugestões:
1. Escolha uma boa escola
A transição entre as etapas de ensino tende a ser menos desgastante, para as crianças e a família, quando há o apoio de uma escola que possua boa estrutura, priorize o bem-estar dos estudantes e respeite a individualidade de cada criança. Pensar nesses critérios na hora de escolher uma escola pode te dar um aliado a mais para solucionar as dificuldades do período de transição.
Leia também:
+ Ensino Fundamental — como escolher uma boa escola?
2. Converse com a criança
Se o momento de matricular o seu filho no Ensino Fundamental Anos Iniciais chegou, procure conversar e explicar, em um tom agregador, algumas das mudanças que ele estará prestes a vivenciar.
Mantenha o diálogo com a criança durante todo período letivo, pergunte sobre o aprendido nas aulas, sobre os novos amigos, sobre o professor, etc.
3. Conheça a escola
Acompanhe o seu filho até a escola, conheça os espaços e as possibilidades que o ambiente de ensino oferece e converse com os professores. Isso pode trazer mais confiança e segurança para a criança, que perceberá que não estará sozinha nessa nova etapa.
4. Demonstre seu apoio
As mudanças são difíceis, por isso, demonstre seu apoio e incentive a criança a verbalizar seus sentimentos. Procure ouvir com carinho e pensar em soluções criativas para os incômodos e demandas que surgirem.
Agende a sua visita e conheça o Ensino Fundamental — Anos Iniciais do Poliedro
Aqui, no Poliedro Colégio, acreditamos que uma base educacional sólida é construída por meio de experiências significativas. Cremos também que essa base será uma ferramenta para as crianças saberem lidar, de forma autônoma, com as dificuldades provenientes dos períodos de transição, não só no Ensino Fundamental — Anos Iniciais, mas também por toda a vida.
Por isso, em todas as etapas de ensino, nos dedicamos a incentivar as conquistas dos nossos estudantes, contribuindo para a sua formação integral!
Conheça mais sobre o nosso Ensino Fundamental — Anos Iniciais clicando no botão abaixo. No Poliedro, o seu filho tem acesso a uma educação de excelência!