Artigo
Como é o estudo de Redação no Ensino Fundamental Anos Finais?
Publicado em 31 de agosto de 2023
Por Cora Conte
Solicitar a troca de um produto por e-mail, apresentar um seminário para demonstrar um conteúdo escolar, compartilhar uma experiência científica a partir de um relatório. Essas práticas sociais exigem a produção de textos, materializados em gêneros textuais, e demonstram como é importante aprender a escrever em nossa sociedade. Por reconhecer essa importância, buscamos, na disciplina de Redação, tornar o aluno preparado para o ambiente acadêmico e profissional desde o Ensino Fundamental Anos Finais, etapa que compreende do 6º ao 9º ano.
Com esse objetivo, o currículo da disciplina de Redação é organizado a partir de gêneros textuais variados, como autobiografias, crônicas, relatos, artigos de opinião, entre outros. Além da prática da escrita, a interpretação desses gêneros constrói um repertório de leitura que auxiliará o aluno nas próximas fases escolares, como o Ensino Médio.
Ao longo da disciplina, há o trabalho com diferentes propostas de redação, as quais orientam como o texto deve ser produzido. Afinal, para além das normas gramaticais, escrever uma redação envolve conhecer o contexto de produção dessa escrita. Você já percebeu que é diferente escrever um texto dirigido a um amigo próximo ou a uma autoridade pública?
De modo semelhante à vida cotidiana, é preciso compreender o contexto de produção de um texto para redigi-lo, levando em consideração os seguintes aspectos:
- Quem escreve?
- Para quem o texto é escrito?
- Qual gênero textual será produzido?
- Qual o objetivo do texto?
- Onde será publicado?
- Qual linguagem será empregada?
De forma contextualizada, o aluno é motivado a colocar o lápis no papel e exercitar a prática da escrita. Entendemos, assim, que esse processo envolve compreensão da proposta de redação, planejamento, produção do rascunho e elaboração da versão final. Isso garante um bom texto final!
Outro ponto importante é que proporcionamos correções das redações com orientações detalhadas, as quais auxiliam o processo de aprendizagem, pois o estudante recebe um feedback de seus acertos e erros. Para isso, contamos com uma plataforma de redação exclusiva do Poliedro, o P+ Redação, com objetivo de que o aluno consiga evoluir em seu desempenho nas redações. Por meio dessa plataforma, é possível acessar todas as correções de anos anteriores, permitindo o acompanhamento do processo das produções do aluno.
Tendo em vista esse trabalho, no Ensino Fundamental Anos Finais, promovemos uma experiência de ensino de Redação diferenciada que contribui para a formação de um aluno autônomo no processo de leitura e escrita, além de preparado para os desafios acadêmicos das próximas etapas.
Cora Conte é formada em Letras pela UNICAMP e Especialista em Língua Portuguesa pela UFMG. Participa de bancas de correção de redação nos vestibulares desde 2016 e atualmente é professora e coordenadora de redação no colégio Poliedro de Campinas.