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Como o letramento matemático pode ajudar no processo de alfabetização e vice-versa?
Publicado em 28 de setembro de 2022Atualizado em 07 de agosto de 2024.
Alguns conceitos matemáticos são observados por muitos como algo que não possui funcionalidade na vida. Essa falsa concepção faz com que a matemática seja estudada de forma abstrata e distante da realidade. Consequentemente, os estudantes perdem o interesse pela matéria e apresentam dificuldades durante o processo de aprendizagem.
A matemática é um componente apresentado aos estudantes já na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental, no decorrer da alfabetização. Nessa fase, a relação entre o letramento de escrita em língua materna e o letramento matemático é bastante próxima.
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Nesse sentido, é preciso considerar que o ensino de Matemática não se dá de forma isolada e abstrata. Na verdade, essa matéria pode colaborar para o ensino da língua materna. O letramento matemático pode ampliar as possibilidades de aprendizagem de escrita e de leitura durante a alfabetização.
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O que é letramento matemático?
A Matemática não está restrita apenas aos conceitos que envolvem quantificação, medidas, cálculos etc. O ensino desse componente deve ir além, oferecendo ferramentas úteis aos estudantes, recursos que os ajudem a solucionar problemas a partir da aplicação de conhecimentos matemáticos adquiridos durante as aulas. Dessa forma, a matemática poderá possibilitar a leitura crítica e lógica da realidade.
Nesse sentido, o letramento matemático é definido pela Base Nacional Comum Curricular como “as competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas”.
Assim como a alfabetização (ensino de leitura e escrita), o letramento matemático é uma das prioridades no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, pois por meio dele as crianças serão capazes “de reconhecer que os conhecimentos matemáticos são fundamentais para a compreensão e a atuação no mundo e perceber o caráter de jogo intelectual da matemática, como aspecto que favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico, estimula a investigação e pode ser prazeroso (fruição)” (BNCC, 2017).
Qual a relação entre letramento matemático e alfabetização?
Por propiciar o amplo acesso às habilidades de raciocínio lógico e crítico, o letramento matemático influencia também no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. Dessa forma, a Matemática pode colaborar diretamente para o desenvolvimento da leitura e da escrita durante a alfabetização.
A alfabetização e o letramento matemático possuem relações complementares, o que evidencia a importância de aproximar o ensino desses dois componentes. No período de alfabetização, por exemplo, as crianças, ao serem apresentadas ao universo dos números, aprendem a visualizá-los a partir de sequências numéricas e agrupamentos. Na formação de palavras ocorre um processo similar. Logo, compreender a lógica que aproxima esses dois segmentos permite ao estudante acessá-los com mais facilidade.
Tanto na oralidade quanto na escrita é possível identificar que a língua funciona a partir de determinados padrões lógicos. Essa organização é um ponto que aproxima o estudo da língua materna da linguagem matemática. Ao perceber os padrões existentes entre os dois componentes, a criança, quando apresentada às letras e aos sons, passa a colocar em prática conceitos que estão intrinsecamente relacionados ao campo da matemática, como a percepção de espacialidade (necessidade de separar as letras na hora de escrever); de lateralidade (a mudança de posição de letras semelhantes, como os pares p/q; b/d; etc.) e de quantidade (a criança compreende que as palavras não podem ser escritas com apenas uma letra) de grafemas, por exemplo.
Existem padrões que também podem ser observados nos momentos em que a leitura passa a ser mais significativa no cotidiano da criança. A partir do contato com textos, de gêneros textuais e funções sociais diversas, será possível perceber que os conteúdos escritos se organizam por meio de estruturas recorrentes (o “era uma vez” nos contos de fada; a organização e a quantificação de ingredientes em receitas; as rimas e as figuras de linguagem em poemas etc.).
Além disso, a leitura e a escrita também estão presentes na apresentação de problemas matemáticos e na elaboração de soluções. Nessa perspectiva, à medida que o processo de letramento matemático se intensifica, habilidades de comunicação, leitura e interpretação também são aprofundadas.
Em suma, essa relação direta entre a linguagem matemática e a língua materna permite que habilidades necessárias para a compreensão de ambas as matérias possam ser mobilizadas conjuntamente.
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Como o processo de alfabetização pode ser impulsionado a partir do letramento matemático?
Para ajudar no processo de alfabetização da criança, usando o letramento matemático, é preciso pensar em abordagens lúdicas, associadas ao cotidiano familiar, que explorem o raciocínio lógico, a argumentação e a comunicação.
Você pode experimentar algumas estratégias que articulam o universo dos números e das letras, tais como:
1- Convide a criança a investigar
A linguagem matemática está presente na nossa vida cotidiana. Através dela, podemos contar uma história, produzir uma narrativa sobre nós mesmos. Por exemplo: podemos falar sobre a nossa idade, nosso peso, nossa altura, sobre as horas, sobre o dia do nosso aniversário, podemos dar o endereço da nossa casa para um amigo etc. Em todas essas situações, recorremos aos números para dizer algo a nosso respeito.
Introduzir no cotidiano das crianças a ideia de que os números podem contar uma história tende a ser bastante interessante. A partir dessas associações, é possível que a criança, ao observar fatos sobre si, aprenda também a comunicá-los de forma cada vez mais organizada.
Para incentivá-la nessa “investigação” a partir de evidências numéricas, você pode, por exemplo:
- Ensiná-la a ler as horas sempre associando a leitura a uma ação, como a hora de comer, dormir, fazer as tarefas escolares ou ler uma história etc.;
- Criar um espaço em casa para medir o tamanho da criança e acompanhar o crescimento dela (Aqui, vale desenhar ou colar uma fita métrica na parede em que a criança irá se medir mensalmente, marcar o tamanho e observar a evolução);
- Incentivar a escrita de um diário. Através desse recurso, a criança poderá organizar informações e acontecimentos de forma sistematizada a partir da linguagem escrita.
Nesse mesmo diário, é possível escrever o próprio nome e outras informações que possam ser quantificadas. Esse é um bom modo de aproximar o mundo dos números e das letras e, ao mesmo tempo, introduzir, desde cedo, noções de organização e comunicação.
2- Jogos em família
Jogos, como damas, xadrez, quebra-cabeças ou Jogo da memória propiciam às crianças o contato com narrativas diversas, as ensina a pensar de forma organizada e a buscar respostas para os problemas e obstáculos apresentados nos jogos a partir de estratégias e raciocínio lógico. Esses jogos, especialmente o quebra-cabeças, também favorecem a compreensão de conceitos matemáticos, como a composição de uma unidade a partir de partes menores. Além dessas habilidades, a comunicação (tão importante no processo de alfabetização) também pode ser desenvolvida e aprimorada.
Nesse sentido, podemos indicar outros jogos, como: Lince e forca, que ajudam a trabalhar a percepção-visual, atenção, velocidade de processamento visual; ou stop, cara a cara, “quem é você, dino?”, que envolvem raciocínio e comunicação clara.
3- Ensine a ler a matemática presente no mundo
Durante o processo de alfabetização, é comum que as crianças queiram ler tudo ao redor, placas, panfletos, livros etc. Com a matemática não é diferente. Ao passear com seus filhos ou ao levá-los ao supermercado, busque chamar a atenção para a presença dos números por perto, como os preços de produtos. Dessa forma, você estará os ajudando a criar associações entre os números do cotidiano (valor das mercadorias) e os enunciados (nome das mercadorias nas placas). Portanto, o letramento matemático e a alfabetização ocorrem a partir da exposição da criança a situações reais, por meio do estímulo e da percepção destas sobre o mundo.
Outro jeito divertido de ajudar o seu filho no letramento usando a matemática é convidá-lo para preparar receitas. Nesse momento, além de ser instigada por uma atividade divertida, a criança aprenderá sobre quantidades, medidas padronizadas e não padronizadas, leitura de texto instrucional etc.
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