Not support Recaptcha
Pular navegação

Ensino Médio

Como preparar seu filho para a escolha do itinerário formativo

Publicado em 04 de novembro de 2022

Compartilhe

O Novo Ensino Médio foi um dos grandes assuntos neste ano de 2022. Essa novidade suscitou (e suscita ainda) uma série de curiosidades entre os membros da comunidade escolar – famílias, estudantes, gestores e professores – em relação às possíveis mudanças e ao funcionamento prático dessa etapa de ensino. 

De modo geral, há a previsão de que o Ensino Médio no Brasil se adeque, até 2024, a algumas exigências que fazem parte da proposta do novo modelo, tais como: aumento de carga-horária, flexibilização da grade curricular, criação e oferta de Itinerários Formativos. Na prática, essas alterações têm como objetivo tornar a escola um espaço mais atrativo, que dialogue cada vez mais com as demandas do mundo contemporâneo e com as expectativas dos adolescentes. 

Os Itinerários Formativos correspondem à parte flexível do currículo e são fundamentais nessa nova proposta, pois permitem que os estudantes experimentem diferentes áreas do conhecimento de seu interesse e tenham mais autonomia diante do próprio processo educativo. A partir dos Itinerários, os jovens poderão se preparar para os desafios futuros, como a escolha da carreira  e o ingresso no Ensino Superior. 

Diante da importância desse aspecto, o Poliedro Colégio preparou um texto para te  preparou um texto com orientações e dicas sobre os Itinerários Formativos, que ajudarão na escolha do seu filho.

Leia o texto completo e saiba mais!

O que é o Itinerário Formativo?

De forma resumida, o Itinerário Formativo é uma novidade apresentada por meio da proposta de reformulação do Ensino Médio e será a parte flexível do currículo escolar. Com ele, os estudantes poderão montar um percurso de aprendizagem de acordo com os seus gostos e aptidões.

Nesse contexto, a escola poderá ofertar aulas, oficinas ou projetos organizados a partir de  5 (cinco) unidades curriculares:

  • Matemática; 
  • Linguagens e suas tecnologias;
  • Ciências da Natureza;
  • Ciências Humanas e Sociais;
  • Formação técnica e profissional (*modalidade não ofertada no Poliedro Colégio). 

É obrigatório que as instituições de ensino ofereçam, no mínimo, 2 (dois) Itinerários formativos. As ofertas poderão ser criadas em conformidade com as necessidades e demandas apresentadas pela comunidade escolar. 

Os adolescentes, ao optarem por um Itinerário, terão a oportunidade de vivenciar os seus conhecimentos nas áreas que forem mais interessantes para o seu projeto de vida, construindo, a partir disso, a sua jornada de aprendizagem. No entanto, cabe esclarecer que a escolha de um Itinerário não significa que o estudante deixará de ter acesso às demais matérias previstas na grade curricular do Ensino Médio, pois os Itinerários são uma formação complementar. 

Leia mais sobre o assunto em

>> Itinerários Formativos e sua importância.

>> Novo Ensino Médio: um guia para famílias. 

Projeto de vida 

A escolha do Itinerário Formativo exigirá do adolescente autoconhecimento para reconhecer suas preferências e objetivos para o futuro. Por isso, o Novo Ensino Médio propõe que, durante o primeiro ano dessa etapa, o estudante curse um componente curricular chamado “projeto de vida”. 

O projeto de vida promove um espaço de diálogo em que os adolescentes, com orientação de um profissional, sejam incentivados a descobrir quais são os assuntos que os motivam, quais são as suas habilidades e as suas metas. A partir disso, com o apoio do professor, o educando poderá construir um planejamento pessoal para o futuro. Assim, esse componente será um aspecto basilar para ajudar os estudantes a escolherem os Itinerários mais adequados ao seu perfil. 

Objetivos do Itinerário Formativo

De acordo com o documento que estabelece os “Referenciais para Elaboração dos Itinerários Formativos”, a criação e a oferta do Itinerário são pautadas em 4 (quatro) objetivos. São eles: 

  • Ajudar os estudantes a se aprofundarem nas aprendizagens relacionadas às competências gerais, nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional;
  • Consolidar a formação integral do jovem, que deve desenvolver autonomia para realizar seu projeto de vida;
  • Promover valores universais, como ética, liberdade, democracia, justiça social, pluralidade, solidariedade e sustentabilidade;
  • Impulsionar o desenvolvimento de habilidades articuladas a uma visão de mundo ampla e heterogênea, possibilitando a capacidade de tomar decisões inteligentes e a habilidade de agir em diferentes contextos.

3 dicas para ajudar o seu filho na escolha do Itinerário Formativo

  • Converse com o seu filho sobre o projeto de vida

Na escola, durante o primeiro ano do Ensino Médio, todos os estudantes terão a oportunidade de descobrir um pouco mais sobre si e de compreender melhor quais as suas potencialidades e os seus sonhos para o futuro. Para reforçar esse processo e facilitar a escolha do Itinerário Formativo, as conversas e as orientações sobre o tema  também devem acontecer em casa. 

  • Ajude-o a identificar as suas aptidões e interesses 

Ao conversar com o seu filho sobre o projeto de vida, há também a possibilidade de que, nesses diálogos, o jovem manifeste seus objetivos para o futuro. Para ampliar esse repertório, você pode incentivá-lo a buscar em atividades extracurriculares, esportivas, culturais etc. novas maneiras de descobrir, a partir da experiência, quais são os seus interesses no mundo. 

A experiência e a clareza acerca das próprias preferências podem ser úteis para o jovem na hora de escolher qual trilha de aprendizagem seguir.

  • Entenda as características do Itinerário Formativo

As escolas têm autonomia para escolher quais Itinerários serão ofertados. Nesse sentido, procure manter-se informado sobre as opções de itinerário formativo disponíveis onde seu filho estuda e quais as características e as regras de cada uma. Compreender a natureza do Itinerário Formativo tanto te ajudará na apresentação e orientação na hora da escolha.

  • Incentive-o a conhecer os Itinerários antes de optar por um

Os estudantes irão receber orientação e auxílio da escola no período em que precisarem escolher o itinerário formativo. Sabendo que na adolescência os interesses dos jovens podem ser múltiplos, o Poliedro permite que os estudantes possam experimentar cada Itinerário ofertado pelo colégio para, a partir daí, o estudante optar por aquele que melhor se encaixe ao seu perfil, além de disponibilizar o projeto de vida. 

Os Itinerários Formativos proporcionam aos educandos uma experiência de autoconhecimento, autonomia, responsabilidade, podendo, ainda, serem aliados na preparação para o vestibular!

Para ampliar as possibilidades de aprofundamento em áreas específicas do conhecimento, os estudantes de Ensino Médio do Poliedro Colégio também contam com a oferta de séries especiais. Conheça as turmas disponíveis: Medicina; ITA; Extensivo e saiba mais!

Tags

  • anos finais
  • Ensino Médio

Siga o Colégio Poliedro
nas redes sociais.


O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Conversar pelo Whatsapp

Confira outras matérias

Assine nossa newsletter