Artigo
Existe idade certa para cada série escolar?
Publicado em 06 de julho de 2022Atualizado em 11 de outubro de 2024.
É de conhecimento comum que o acesso à educação de qualidade para crianças e adolescentes é um direito inalienável e deve ser garantido pela família e pelo Estado. A previsão desse direito está presente na Constituição Brasileira de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, de 1990.
Para além da garantia da educação formal, existe uma obrigatoriedade legal de matrícula que determina a idade em que a trajetória escolar do estudante será iniciada. Nesse mesmo sentido, estima-se a divisão de séries e anos/etapas de ensino de acordo com a idade da criança.
Essa divisão não é feita de modo aleatório, mas é pautada nas fases de desenvolvimento que envolvem o período de formação. Você sabe qual é a idade certa para cada série escolar? O Poliedro Colégio preparou um post para explicar quem determina essa divisão e qual a idade adequada para cada etapa de ensino.
Leia o texto completo!
Em termos legais, como essa divisão está prevista?
Segundo a legislação brasileira, a matrícula e permanência na escola é obrigatória e deve acontecer dos 4 aos 17 anos. Ou seja, a lei determina que crianças e adolescentes frequentem obrigatoriamente a escola nessa faixa etária.
Qual a idade certa para cada série?
Educação Infantil
A Educação Infantil corresponde aos 4 e 5 anos da criança. Nesse momento, ela, já inserida no ambiente escolar, consegue organizar suas demandas expressando-se em palavras e aprendendo ainda mais quando relaciona-se com seus pares. Essa socialização somada à exploração de aspectos acerca da descoberta dos movimentos, dos sons, das cores, dos números, das linguagens oral e escrita, da natureza e da sociedade ampliarão o desenvolvimento cognitivo próprio dessa faixa etária.
Ademais, aprender a discernir os sons e desenvolver habilidades sensório-motoras serão fundamentais para que a criança inicie seu processo de letramento, isto é, a leitura e a escrita.
Obs.: ainda que a legislação brasileira preveja matrícula obrigatória no Ensino Infantil, apenas a partir dos 4 anos é possível, se for um desejo dos pais e/ou responsáveis, matricular crianças mais novas (2 e 3 anos).
Ensino Fundamental Anos Iniciais
Recomenda-se que a criança ingresse no Ensino Fundamental Anos Iniciais a partir dos 6 anos de idade – completos ou não – e finalize essa etapa até os 10 anos. Sendo que, nos primeiros dois anos, o foco das atividades escolares é a alfabetização.
Ensino Fundamental Anos Finais
Para completar o ciclo de 9 (nove) anos do Ensino Fundamental, esta etapa tem duração de 4 anos e deve ser iniciada, primordialmente, aos 10 anos e finalizada até os 14 anos de idade.
Na transição do Ensino Infantil para o Ensino Fundamental Anos Finais, os estudantes passam a ter um professor especialista por componente curricular em sala de aula. No período que envolve todo o Ensino Fundamental, as crianças vivenciam profundas transformações, tanto físicas quanto cognitivas. Nesse sentido, todo o currículo escolar é pensado para acompanhar essa evolução.
Ensino Médio
O Ensino Médio, iniciado aos 15 anos e finalizado até os 17, assim como nas séries anteriores, é um período repleto de aprendizados e anseios. Nele, os estudantes experienciam uma fase complexa da vida, a adolescência. Nesse momento, acontecem transformações e processos de amadurecimento que guiarão o adolescente até a vida adulta.
Você pode gostar também de: 4 desafios da adolescência e como os pais podem ajudar?
Relação entre série e idade
Educação Infantil (Pré-escolar)
4 e 5 anos
Ensino Fundamental Anos Iniciais
1º ano – 6 anos
2º ano – 7 anos
3º ano – 8 anos
4º ano – 9 anos
5º ano – 10 anos
Ensino Fundamental Anos Finais
6º ano – 11 anos
7º ano – 12 anos
8º ano – 13 anos
9º ano – 14 anos
Ensino Médio
1ª série – 15 anos
2ª série – 16 anos
3ª série – 17 anos
Ressalta-se que, embora exista essa relação entre idades e séries, ela é apenas uma previsão aproximada. Isto é, pode acontecer de o estudante não se encaixar nessa previsão ou da instituição de ensino não levar essas delimitações tão ao pé da letra, como ocorre nas unidades do Poliedro Colégio.
Distorção entre a idade certa e a série
Nem sempre, as crianças e os adolescentes cursam a série na idade recomendada. Isso pode acontecer por fatores diversos, como: mudanças frequentes de escola, Estado, cidade ou até mesmo país; dificuldades de adequação na série; ritmo de aprendizado diferente, dentre outros. Todo estudante possui um ritmo próprio para aprender e desenvolver habilidades e competências comuns a cada fase de formação, mas, se isso não acontecer na idade “esperada”, não há motivo para desespero. Nesse caso, busque manter um diálogo aberto com a escola para buscar soluções e orientações quando for necessário.