Ensino Médio
Por que mudar de colégio no Ensino Médio?
Publicado em 29 de setembro de 2023
Há poucos meses do final do ano e do início de um novo ano letivo, muitas famílias e alunos se perguntam se a mudar de colégio no ensino médio é uma troca que vale a pena.
Sabemos que além de ser um período de transição por si só, a troca de colégio no ensino médio pode causar certo estranhamento. No entanto, a longo prazo pode trazer benefícios no desenvolvimento escolar e social do aluno.
Em primeiro lugar, a mudança faz sentido quando a metodologia da escola vai ao encontro com os objetivos do aluno. Para isso, é preciso ter clareza nos objetivos e avaliar minuciosamente os detalhes das propostas pedagógicas para garantir que a mudança seja positiva.
Uma vez que a metodologia esteja alinhada com objetivos, que podem ser passar de primeira em um vestibular, ingressar em determinada universidade, ampliar o repertório curricular, entre outros, essa mudança só trará benefícios ao aluno, que mudará consciente de colégio e se desenvolverá ainda mais durante esse período.
Outra vantagem em mudar de colégio no ensino médio vai ao encontro de um destes pontos: o aumento de repertório de atividades extracurriculares e a formação de novos laços.
Mudar para um colégio que proponha atividades que permitem desenvolver mais habilidades, mais imersões e mais disciplinas, permite que, consequentemente, o aluno amplie também sua rede de contatos, amigos e opções de formação, consolidando em sua vida, seu primeiro contato com o que chamamos de “networking”.
Há ainda, dentro dessa grande gama de possibilidades, um encontro com uma nova cultura escolar baseada em valores compatíveis com os do aluno e da família. E ainda, uma formação crítica mais apurada, uma vez que com um quadro de professores novos, os alunos que decidem trocar de colégio no ensino médio, tendem a discutir novas ideias, opiniões e linhas de pensamento.
No Poliedro é assim…
Uma escola que recebe o aluno pode desenvolver seus interesses, assumir o comando do próprio aprendizado e ter preparação completa para a vida.
Nosso corpo docente está preparado para acompanhar o momento de transição do aluno durante os períodos de mudança, integrando-o às novas rotinas de maneira acolhedora, priorizando seu bem-estar emocional por meio de acompanhamento com psicólogos para que ele possa equilibrar lazer e estudos, extraindo o melhor dos dois mundos.