Artigo
Ensino Fundamental: Diferenças entre Anos Iniciais e Anos Finais
Publicado em 24 de novembro de 2021Atualizado em 11 de outubro de 2024.
Ao longo dos últimos anos, a educação básica no Brasil passou por variadas reformulações das séries escolares e das nomenclaturas utilizadas. Por isso, é comum ter dúvidas sobre a divisão do Ensino Fundamental (EF) em anos iniciais e anos finais, antigamente nomeado como Ensino Fundamental I e II, respectivamente.
Se você não está familiarizado com essa divisão e quer saber mais sobre o assunto, acompanhe a leitura deste artigo. Vamos explicar as diferenças entre o Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, considerando o modelo de ensino, a idade dos estudantes e a sua importância para o desenvolvimento infantil.
O que é o Ensino Fundamental Anos Iniciais?
Até o ano 2006, o Ensino Fundamental era classificado em séries, o Ensino Fundamental Anos Iniciais, antigo Ensino Fundamental I, incluía da primeira à quarta série.
Ainda em 2006, o governo aprovou a Lei 11.274, de 6 de fevereiro, que ampliou a duração total do Ensino Fundamental para nove anos, estabelecendo que a matrícula das crianças deveria ocorrer a partir dos seis anos de idade. Na época, foi estabelecido o prazo de implantação do novo formato pelas escolas e sistemas de ensino até 2010.
O segmento é composto por cinco anos letivos (do 1º ao 5º ano) e a faixa etária dos estudantes deve ser de 6 a 10 anos de idade. Outro ponto é que esse período da educação básica pode ser cursado em escolas públicas ou particulares. Em geral, na rede pública, a etapa é de responsabilidade das prefeituras, sendo oferecida na rede de ensino municipal.
Uma das principais características do Ensino Fundamental Anos Iniciais é que, normalmente, os estudantes têm a maior parte das matérias com um(a) único(a) professor(a), à exceção das disciplinas complementares.
A carga horária mínima para o Ensino Fundamental Anos Iniciais é de 800 horas anuais, distribuídas em, pelo menos, 200 dias letivos, sempre respeitando a jornada diária mínima de 4 horas.
Importância do Ensino Fundamental Anos Iniciais
O Ensino Fundamental Anos Iniciais é uma base para as etapas seguintes da formação educacional, essencial para o desenvolvimento completo das crianças. Conforme publicado no documento da Base Nacional Comum Curricular:
Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos. (BNCC, 2017)
Além disso, esse segmento também busca desenvolver e trabalhar a consolidação das aprendizagens anteriores, ampliando as diversas linguagens e as experiências interculturais das crianças. Nessa fase, eles também são introduzidos à divisão das disciplinas em Matemática, Ciências, História, Geografia, Língua Portuguesa, Arte etc.
Com isso, é construída uma base, permitindo que as crianças se engajem em conteúdos cada vez mais complexos e desenvolvam o prazer no aprendizado e no desejo pelo conhecimento.
Leia também: Ensino Fundamental: o que considerar antes de escolher uma escola?
O que é o Ensino Fundamental Anos Finais?
A segunda etapa do Ensino Fundamental, nomeada como Anos Finais, compreende do 6° ao 9° ano. Anteriormente, era chamada de 5ª série a 8ª série.
O ideal é que a criança comece essa fase com 11 anos de idade e termine com 14, já no início da adolescência. Ou seja, essa é uma etapa de mudanças para o jovem.
Uma das mudanças que acontecem é a introdução de um maior número de professores: em geral, há um para cada disciplina.
Essa etapa traz novos desafios, o que contribui para o ganho de independência e para a formação de um maior senso de responsabilidade. Porém, é preciso que pais e escola estejam preparados para promover uma adaptação tranquila nessa nova realidade.
A carga horária anual para esse segmento é de, no mínimo, 800 horas, distribuídas por, pelo menos, 200 dias letivos.
Importância do Ensino Fundamental Anos Finais
Nesta fase, os estudantes recebem mais responsabilidades e ganham mais autonomia nos estudos. Assim, eles passam a ter as ferramentas para acessar diferentes fontes de conhecimento e formar um senso crítico mais apurado.
Tendo em vista essa maior especialização, é importante, nos vários componentes curriculares, retomar e transformar as aprendizagens do Ensino Fundamental – Anos Iniciais no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes. (BNCC, 2017, P.)
Qual a diferença entre Anos Iniciais e Anos Finais?
De forma geral, podemos dizer que as principais diferenças entre as duas fases são:
- Os anos iniciais vão do 1º ao 5º ano (estudantes com 6 a 10 anos de idade). Os anos finais se dividem entre 6º a 9º ano (de 11 a 14 anos).
- Nos anos iniciais, o foco está na alfabetização da criança e no desenvolvimento das linguagens e das habilidades sociais, cognitivas e motoras. Já nos anos finais, o foco está no desenvolvimento da autonomia do estudante e na introdução de conteúdos mais complexos.
- Os anos iniciais costumam ter apenas um professor responsável por cada turma, enquanto, na segunda fase, há a introdução de um professor para cada disciplina.
No Poliedro Colégio, você encontra ensino de qualidade, tecnologia, apoio e ferramentas para impulsionar os estudos do seu filho durante o EF 1 e 2. Toda a formação é pensada para que o estudante seja o autor da própria aprendizagem. Clique no botão abaixo e saiba mais!