Artigo
Saiba quais os benefícios dos jogos eletrônicos
Publicado em 13 de abril de 2022Atualizado em 06 de setembro de 2023.
O uso de tecnologias digitais, como celulares, computadores e games está consideravelmente presente no cotidiano de adultos e crianças.
Vivemos em um mundo cada vez mais informatizado, e a interação com esses recursos permite maior agilidade e organização da rotina e oferece meios de entretenimento. O aparato tecnológico tornou-se uma ferramenta que otimiza os estudos e o trabalho. Quando utilizados por crianças, esses suportes podem ainda ser ótimos aliados na descoberta e no desenvolvimento de habilidades diversas.
No entanto, o contato demasiado pode ter o efeito inverso e, por isso, o acesso a tecnologias populares, como os jogos eletrônicos, costuma ser uma grande preocupação entre pais e responsáveis.
Afinal, existe um limite para o uso de games? Quais pontos positivos e negativos essa interação pode trazer?
Para esclarecer essas questões, o Poliedro Colégio preparou este artigo, no qual apresentamos os benefícios e os malefícios do uso dos jogos eletrônicos por crianças. Além disso, você vai entender como mediar, de forma saudável, essa relação.
A interação com a tecnologia traz benefícios?
Hoje em dia, é muito comum que a maioria das crianças tenha acesso a celular, jogos, televisão e a plataformas de streaming, como YouTube, Netflix, Disney Plus, dentre outras, recursos impensáveis há algumas décadas.
Com o crescimento das possibilidades de uso para esse público, aumenta também a preocupação dos pais com a frequência do acesso e com os possíveis malefícios que o excesso de exposição pode acarretar. No entanto, existem formas de aproveitar tais recursos de maneira saudável, amenizando os riscos.
Benefícios dos jogos eletrônicos
1- Estimula a criatividade
Existem várias plataformas, jogos e ferramentas que incentivam os usuários a buscarem soluções criativas para a resolução de um problema ou obstáculo. Os jogos são exemplos disso. Nesse rol, é possível selecionar games adequados para crianças de várias idades.
Cada jogo conta uma história a partir do designer gráfico, das cores, dos personagens, dos sons e dos desafios que colocam a criança em contato direto com o mundo da criação e incentivam-na a fazer parte da narrativa ali proposta.
Nesse sentido, com os games, os pequenos aprendem a ordem e a dinamicidade narrativa contada no jogo, o que contribui tanto para a criatividade quanto para a capacidade de formular as próprias histórias.
Além disso, o contato com as cores, suas combinações e os sons aumenta o repertório criativo da criança!
Exemplos de jogos para aguçar a criatividade:
- Hora da aventura: deu a louca no tempo (disponível para Android e IOS)
Ambientado em um cenário bastante colorido e envolvente, os personagens Finn e Jake têm como desafio reorganizar a ordem do tempo. Para isso, eles precisarão ultrapassar obstáculos, enfrentar os inimigos e realizar missões.
Os personagens são criações bastante populares do Cartoon Network e fazem sucesso entre as crianças (e até entre os adultos!)
Esse game é perfeito para crianças de 6 a 10 anos de idade.
- Meu malvado favorito
Inspirado no filme de mesmo nome, esse game costuma agradar muito os fãs dos Minions — aqueles personagens amarelos, divertidos e cheios de trapalhadas!
Os cenários são elaborados em 3D, trazem surpresas e muitos obstáculos, que prometem bom entretenimento para os pequenos.
O jogo é simples de ser manuseado e é ideal para as crianças de 7 anos.
- Bebi family games
(Disponível para IOS)
O aplicativo Bebi family games oferece várias modalidades de jogos para crianças em idade pré-escolar (a partir de 2 anos).
Os games da plataforma trazem opções que prometem ajudar no desenvolvimento motor e no reconhecimento de cores e sons, a partir de dinâmicas adequadas para as crianças dessa idade.
Confira mais em: Bebi family games
2- Exercita o raciocínio lógico
Além do estímulo à criatividade, a maioria dos games exige do jogador concentração e rapidez para que as decisões tomadas ao longo da brincadeira sejam acertadas. Os obstáculos e desafios costumam surgir inesperadamente, por isso os movimentos precisam ser cuidadosamente pensados e aplicados com rapidez. Essa característica está presente na maioria dos jogos e é o que faz com que eles auxiliem no desenvolvimento do raciocínio lógico.
Se você não sabe por qual jogo começar, indicamos a seguir. Acompanhe a leitura!
- Quebra-cabeças
Os famosos quebra-cabeças agora possuem versão digital e podem ser acessados pelo celular. Com formulações mais atrativas, jogos como REBUS (Android e IOS) e AZZL (IOS) induzem os jogadores a buscarem associações lógicas para solucionar os quebra-cabeças.
- Minecraft
Disponível para Android e IOS, o jogo de sobrevivência Minecraft é um dos games eletrônicos mais vendidos atualmente e é indicado para crianças a partir dos 8 anos de idade. Nele, o jogador cria a sua própria narrativa e explora um mundo tridimensional construído em blocos pixelados.
O objetivo principal é sobreviver e, para isso, o gamer cria as suas próprias ferramentas e pode ainda conquistar progressos na narrativa. Para continuar no jogo, além de criatividade, é preciso agilidade e atenção aos detalhes!
3- Desenvolve inteligência emocional
No mundo dos jogos eletrônicos, os jogadores entram em contato com emoções, como alegria e até mesmo frustração.
Tais sentimentos, ao serem acionados em um contexto de entretenimento e diversão, colaboram para que a criança consiga elaborar e lidar com essas sensações também no mundo real.
Ademais, há jogos que apresentam sentimentos específicos aos jogadores, como o Gumball: confusão no arco-íris.
Esse game — disponível para Android e IOS e de indicação livre — é baseado no desenho animado O estranho mundo de Gumball. Nele, as crianças precisam fazer com que os personagens, Gumball e Darwin, levem o arco-íris de volta para o céu. No entanto, será preciso deter o Ciúme, que não deixa que as cores sigam o caminho correto.
Legal, né?
4- Desperta o interesse em matérias escolares
Os jogos eletrônicos também podem ser extremamente educativos! Há uma série de games voltados para o desenvolvimento de habilidades nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática — além de outros componentes curriculares.
Aliás, pode ser uma excelente alternativa para despertar o interesse do seu filho pelos aprendizados escolares.
Acesse opções pelos links: Jogos de Língua Portuguesa; Jogos de Matemática
Leia também: 5 ideias de jogos para aprender inglês em família
Alguns malefícios dos jogos eletrônicos
Embora os jogos eletrônicos tenham benefícios tão importantes para o desenvolvimento das crianças, é preciso que pais e responsáveis monitorem alguns aspectos do uso para evitar possíveis problemas, como:
- problemas de postura;
- distúrbios do sono;
- obesidade;
- introspecção;
- irresponsabilidade com os compromissos cotidianos.
Tempo excessivo nos jogos, falta de acompanhamento por parte dos pais e atividades monotemáticas podem gerar malefícios como os descritos acima.
Como evitá-los?
Para que os games não sejam gatilhos de aspectos negativos, recomenda-se que pais e responsáveis tenham atenção a todo tempo, mas principalmente quanto aos aspectos abaixo:
1- à indicação etária dos jogos (não permita que a criança acesse jogos inapropriados para a sua idade);
2- à postura da criança ao sentar-se para jogar;
3- ao limite de tempo (estabeleça pouco tempo por dia, entre 30 minutos e 1 hora).
Além disso, incentive outras atividades e brincadeiras fora das telas, que priorizem o movimento físico e a interação com outras crianças e com os próprios responsáveis. Da mesma forma, só permita que o seu filho jogue, caso as tarefas e responsabilidades diárias sejam cumpridas.
A atenção e uso moderado são as chaves principais para que as crianças desfrutem melhor dos jogos eletrônicos!
Com todas essas dicas, não vão faltar opções para que seu filho aprenda e se divirta muito brincando! Gostou do conteúdo? Então, não deixe de acompanhar o Blog Poliedro!