Sustentabilidade

Sustentabilidade no Poliedro: conheça os nossos objetivos

Publicado em 07 de junho de 2024Atualizado em 15 de julho de 2024.

Sustentabilidade no Poliedro: Hamburgada do Bem.

No cenário educacional contemporâneo, estamos evoluindo enquanto Sociedade e Planeta e entendendo que a Sustentabilidade transcende o mero conceito ambiental, expandindo-se para abraçar dimensões sociais e de governança. Nesse contexto, o Poliedro estabelece um compromisso sólido com práticas sustentáveis que permeiam todos os aspectos de sua estrutura educacional e área de negócios. Continue a leitura e saiba mais sobre a Estratégia de Sustentabilidade do Poliedro.

Poliedro + Sustentabilidade: nossos objetivos

Para as Unidades Escolares do Poliedro, o principal objetivo é trabalhar a sustentabilidade como um valor a ser vivenciado para a formação de cidadãos e abordar os temas da sustentabilidade para a construção de repertório sociocultural dos estudantes.

A partir deste objetivo, estabelecemos dois compromissos: incorporar a cultura da Sustentabilidade em todas as nossas práticas, inspirando colaboradores, estudantes, famílias, escolas associadas, fornecedores e parceiros; e impactar positivamente os nossos públicos de interesse e medir os nossos resultados, sendo reconhecidos como referência no setor de Educação por nossas práticas sustentáveis.

Para atingir esse objetivo, desenvolvemos alguns projetos, baseados em quatro pilares e cinco programas:

Engajar o nosso entorno, fortalecendo as comunidades escolares e seu protagonismo.

• Voluntariado Poliedro
  • Comunidades integradas.

Reduzir nossos riscos para evidenciar o nosso compromisso com a Sustentabilidade.

• Descarte Certo e Estoque Sustentável.
  • Relações Sustentáveis.

Potencializar o nosso impacto por meio da promoção do acesso à educação.

• Promovendo conquistas.

E, por fim, uma parte importante e transversal a todos os programas e processo: medir nosso progresso, apresentando à nossa comunidade escolar os resultados obtidos.

Sustentabilidade no Poliedro: objetivos.

Sustentabilidade no Poliedro: programas.

Como trabalhamos a Sustentabilidade no Poliedro?

Sustentabilidade como valor fundamental

Desde sua origem, o Poliedro a sustentabilidade em seu DNA institucional. Mais do que uma abordagem de responsabilidade ambiental e social, a sustentabilidade é considerada um valor fundamental, essencial para o desenvolvimento integral dos indivíduos e para a construção de um futuro mais promissor para as próximas gerações.

Integrando Sustentabilidade na Educação

A educação é vista como uma ferramenta poderosa para promover mudanças significativas na sociedade. No Poliedro, as práticas de sustentabilidade podem ser vivenciadas desde os anos iniciais até o ensino médio e pré-vestibular. Projetos sociais e ambientais são cuidadosamente elaborados para capacitar os estudantes a se tornarem agentes de transformação em suas comunidades.

Sustentabilidade no Poliedro: platanção de mudas de árvores nativas em parques.

Iniciativas Sustentáveis em Destaque

O compromisso do Poliedro com a sustentabilidade se materializa em uma série de iniciativas concretas. Programas como o “Descarte Certo”, “Estoque Sustentável” e “Relações Sustentáveis” demonstram o engajamento ativo da instituição em reduzir riscos ambientais, assim como os programas “Voluntariado Poliedro”, “Comunidades Integradas” e “Promovendo Conquistas” fortalecem vínculos comunitários e promover o acesso à educação.

Envolvimento dos estudantes e comunidade escolar

Os alunos e famílias são incentivados a participar ativamente das práticas de sustentabilidade, tanto dentro quanto fora da sala de aula. Programas extracurriculares e eventos especiais proporcionam oportunidades para os estudantes desenvolverem habilidades e consciência em relação às questões ambientais e sociais.

Redução do consumo de recursos naturais e gestão de resíduos

O Poliedro adota medidas concretas para reduzir seu consumo de recursos naturais, como água e energia. Temos iniciativas como o uso de energia solar e a captação de água de chuva refletem o compromisso da instituição com a sustentabilidade ambiental. Além disso, a gestão de resíduos é tratada com seriedade, com a implementação de práticas que apoiam a coleta seletiva em respeito à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) em todas as unidades.

Sustentabilidade no Poliedro: engajamento de estudantes.

Parcerias e colaborações

O Poliedro reconhece a importância da colaboração externa para promover a sustentabilidade. Parcerias com organizações como o Instituto Gerando Falcões e o Instituto Ayrton Senna são exemplos de parcerias realizadas e que apoiam o impacto das iniciativas da instituição, permitindo um alcance mais abrangente e eficaz.

Sustentabilidade no Poliedro: evento Sustentaí!

Compromisso contínuo e perspectivas futuras

Olhando para o futuro, o Poliedro está comprometido em fortalecer ainda mais suas práticas sustentáveis. Com esse plano estratégico recentemente desenvolvido e apresentado a você, nós delineamos objetivos ambiciosos para os próximos anos, visando a incorporação da cultura sustentável em todas as esferas da instituição e o estabelecimento de novos padrões de excelência no setor educacional.

Em suma, o Poliedro não apenas reconhece a importância da Sustentabilidade, mas também abraça ativamente o desafio de promovê-la em sua comunidade escolar e além. Com uma visão holística e um compromisso inabalável, a instituição tem a missão de ser um exemplo inspirador de como a educação pode ser um catalisador para um futuro mais sustentável e equitativo para o planeta e as pessoas.

• Formação integral
  • sustentabilidade